Terça, 03 Setembro 2019 17:51

SINDSPAM passa a oferecer aulas de Capoterapia para associados da Terceira Idade SINDSPAM passa a oferecer aulas de Capoterapia para associados da Terceira Idade

O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) fechou parceria com a Escola de Capoeira Jangadeiro de Ouro do Mestre Taroba e passa a oferecer a partir de 10 de setembro aos seus associados da Terceira Idade, aulas de capoterapia a “arte que encanta o mundo e que proporciona um novo estilo de vida”.

As aulas são gratuitas e serão realizadas no salão social do SINDSPAM as terças-feiras das 9 às 10hs. Maiores informações na secretaria do SINDSPAM, localizado na rua dos Ferroviários, 81, Vila Prado ou pelo telefone (16) 3413-1004. Venham participar!

O que é capoterapia

A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

Praticantes jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais podem praticá-la. As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Os exercícios dos grandes grupos musculares colocados no início da sessão de treinamento reduzem a fadiga e permitem agir com maior intensidade e repetição nos mesmos.

Benefícios da Capoterapia

A prática do esporte como a capoeira ou a capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício.

Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante. A capoeira também gera uma melhora da "performance" cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante.

Benefícios estes que colabora com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, porque os idosos passam a ter mais qualidade de vida.