Quarta, 28 Março 2018 19:47

Nota de Esclarecimento sobre declarações do vereador Leandro Guerreiro

Nota de Esclarecimento sobre declarações do vereador Leandro Guerreiro Nota de Esclarecimento sobre declarações do vereador Leandro Guerreiro

Na sessão desta terça-feira (27) tivemos na Câmara Municipal de São Carlos, o vereador Leandro Guerreiro (PSB), fez ataques injustos e ofendeu toda a categoria dos servidores públicos municipais, porém precisamos pontuar o papel dos servidores na sociedade. Os servidores são os funcionários que trabalham na linha de frente da Prefeitura, são eles que atendem e prestam um serviço, muitas vezes em condições esdruxulas, à população.

Quando uma mãe deixa seu filho numa Escola Municipal, com o coração apertado em deixar seu bem mais precioso nas mãos de uma pessoa que nunca viu, lá está um professor que acolhe, dá carinho, alimenta, cuida e ensina, mas por trás deste professor existe também a equipe de limpeza, as merendeiras, os agentes educacionais, o diretor tudo para que a criança se sinta bem e seja bem cuidada e em consequência seus pais possam trabalhar tranquilos.

Quando qualquer pessoa procura uma Unidade de Saúde Pública, seja ela UBS, USF ou UPA seu primeiro contato é com um auxiliar administrativo, que hoje, em quase sua totalidade, está totalmente abarrotado com um sistema que não funciona, o acumulo de exames que o poder público não agiliza e deixa lá por semanas para serem realizados, e com isso enfermeiros e médicos (padrão, técnicos e auxiliares) tentam tornar uma situação desastrosa mais amena para uma população que não tem planos médicos e precisam de um sistema de saúde que funcione.

Quando cobramos que a nossa cidade está suja, com matos e entulhos, são os servidores que vão até lá para realizar a limpeza, muitas vezes sem os equipamentos de proteção individual (EPI) e a segurança necessária.  Quando abrimos a torneira, recebemos a agua límpida e potável, graças à atuação dos servidores públicos do SAAE.

Em todo lugar, seja público ou privado, existem pessoas que se acomodam e pouco produzem, porém nem por isso classificamos todos como “vagabundos”.

A sociedade está repleta de pessoas que trabalham para sustentar sua família e o mínimo que essas pessoas esperam é ter um serviço público de qualidade com respeito e dignidade.

A verdade que a população não sabe é que esta qualidade muitas vezes quem oferece, do próprio bolso, é o servidor. Sabem por quê? Porque o servidor quer que a população tenha, no mínimo, um serviço prestado. Duvidam?

Você pai ou mãe que tem filho nas escolas municipais, perguntem aos professores de seus filhos quantas vezes eles compraram papel sulfite, cadernos, lápis, borrachas entre outros materiais para que seu filho tivesse aula, enquanto a Prefeitura não providencia o material escolar?

Logo podemos deduzir que, ninguém é “vagabundo”, servidor e nem população, ninguém merece este termo.  Agora vamos falar dos políticos.

Políticos são aqueles que por obrigação tem que representar a população que a ele confiou o voto, com até dois assessores e ainda estagiários para tirar fotos, fazer política, entre outras coisas, cargo este que até outro dia exigia apenas a pessoa ser alfabetizada.  O assessor de um vereador ganha um bom salário e também teve os mesmos 5% de aumento que os servidores municipais de São Carlos.

“Guerreiro”, a população é guerreira. Guerreira por trabalhar arduamente todos os dias para sustentar sua família, por ter um serviço levado com o mínimo de qualidade, por não ter saúde, por ter suportado por um ano, duas UPAs fechadas, lembrando que uma ainda continua. Nós somos “guerreiros”, todos nós. SERVIDOR PÚBLICO TAMBÉM FAZ PARTE DA POPULAÇÃO, também vota, também merece respeito.

Nesta quarta-feira (28) a diretoria se manifestou em relação às declarações infundadas que o vereador Leandro Guerreiro, fez depois em sua rede social. A resposta foi dada diretamente a ele na emissora de rádio onde trabalha e agora através desta nota.

Estamos também convocando a imprensa da cidade para uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (29) na sede do SINDSPAM. Nesta coletiva estaremos a disposição dos jornalistas para esclarecer as inverdades que foram ditas por este parlamentar e as providências que serão adotadas.

Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos